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Allison fortalece presença no sistema de transporte público na Colômbia e equipa ônibus biarticulado

19/06/2019

Sistema de Transporte Público na Colômbia conta com 569 ônibus biarticulados automáticos Allison

SÃO PAULO, BRASIL – O primeiro ônibus biarticulado Scania do mundo equipado com uma transmissão automática foi desenvolvido no Brasil, em uma parceria firmada entre a montadora e a Allison Transmission. Seis deles já circulam no sistema BRT da cidade de Curitiba, mas sua grande aceitação vem se consolidando nos demais países da América do Sul.

A Colômbia, que recebeu as primeiras unidades automáticas na década de 2000, vem confirmando sua preferência por esses modelos para o transporte público de passageiros, já que perto de 1.200 veículos automáticos atendem a população das principais cidades do país. Além disso, uma nova licitação já confirmou a chegada de 569 modelos biarticulados Scania ꟷ modelo F340HA movidos a CNG (Compressed Natural Gas – Gás Natural Comprimido) todos equipados com transmissões Allison B516R .

Para Gaston Brunicardi, gerente de vendas da Allison Transmission da Colômbia, “A combinação do chassis Scania equipado com uma transmissão Allison foi a escolhida pelo Sistema Integrado de Transporte Publico (SITP) / Transmilênio em função dos excelentes resultados obtidos nas avaliações dos ônibus automáticos movido a gás, que foram desenvolvidos pelas empresas no Brasil. Outro fator que pesou para a conquista da licitação foi a confiança de se ter uma estrutura Allison em Bogotá, o que assegura suporte técnico e pós-vendas para os frotistas que operarão esses veículos”.

“Acreditamos que provavelmente esta venha a ser a maior frota do mundo de ônibus biarticulados com transmissões totalmente automáticas Allison, alcançando 60% de participação no mercado colombiano”, complementa Brunicardi.

Mas os planos de expansão para o transporte público de passageiros são bastante ambiciosos. Até 2020 o sistema SITP Bogotá espera implementar em torno de 14 novas linhas, o que significaria a aquisição de aproximadamente mais mil ônibus biarticulados . E também se espera implantar sistemas BRT em ao menos quatro novas cidades antes de 2022.

O biarticulado Scania adota arquitetura de propulsor dianteiro e uma transmissão de seis marchas totalmente automática B516R que foi personalizada pelos engenheiros da Allison para integrar o trem-de-força do veículo. “Nesse esforço conjunto com a Scania, nosso processo de customização para este biarticulado partiu de uma transmissão com relações de marchas mais reduzidas. Incorporando um trocador de calor de alta capacidade e softwares operacionais exclusivos, a transmissão B 516R é um projeto exclusivo para os modelos biarticulados da marca.”, afirmou Celso A. João, gerente de engenharia de aplicação da Allison para a América do Sul.

Para saber mais, acesse: www.allisontransmission.com